É um estudo detalhado dos impactos (efeitos positivos e negativos) que o empreendimento gera ao seu entorno, em razão de seu porte e/ou atividades que serão exercidas.
Faz parte do Licenciamento Ambiental e precede a elaboração do EIA/RIMA e a concepção do projeto. O EVA é tratado como fase preliminar de todo empreendimento que cause considerável impacto ambiental no meio e na população envolvida, de acordo com a atividade a ser desenvolvida, assim servindo de apoio à ambos os estudos.
O PCA identifica e propõe medidas mitigadoras para impactos ambientais gerados por empreendimentos de médio porte.
Mensura impactos ambientais das operações e proporcionar melhoria dos processos com metas para otimização de ganhos ambientais.
Oferece elementos para a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades consideradas potencial ou efetivamente causadoras de degradação do meio ambiente.
É baseado nos impactos do crescimento das indústrias ao meio ambiente que ocasionam desgastes, consequências na economia de suas operações e risco ao bem-estar das comunidades na região do empreendimento. É elaborado na fase de Licença Prévia e é solicitado para permitir que os órgãos licenciadores conheçam as alterações que um empreendimento possa causar no meio.
Documento exigido no Licenciamento Ambiental e conta com informações básicas referentes ao empreendimento, assim como a natureza do mesmo, a determinação e/ou descrição de processos e seus impactos gerados.
Relata a conformidade ou não conformidade em relação ao atendimento das medidas mitigadoras e de controle ambiental. É exigido na fase de Licença de Instalação e Operação.
Por ser um instrumento que minimiza a geração de resíduos, o PGRS indica as formas ambientalmente corretas a fim de assegurar a não contaminação do ambiente
Documento técnico que apresenta dados acerca da área de influência do empreendimento, assim como análise da situação ambiental local, considerando os aspectos físico, biológico e socioeconômico.
Documento que contém de forma objetiva as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Nele deve constar as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.
Conjunto de estudos técnicos que buscam monitorar os efeitos de potenciais impactos do projeto sob os meios físico e biótico, apresentando também medidas de controle e mitigação destes impactos.
Projeto que obrigatoriamente acompanha a Renovação da Licença de Operação. No relatório conterá as informações de como foi o andamento da atividade na vigência da Licença de Operação e contemplará as condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental competente, informando se as exigências foram atendidas ou se estão em andamento.
Trata-se da caracterização geológica e hidrogeológica de uma área de interesse visando a obtenção do licenciamento ambiental para instalação e/ou funcionamento de empreendimentos destinados à construção de residências e comércios.
Prática socioeducativa e cultural que contribui para melhorar a relação homem, sociedade e natureza. Busca sensibilizar os envolvidos quanto à importância do manejo sustentável e a noção de corresponsabilidade voltada à conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
Captar o sentimento das pessoas em relação ao empreendimento, bem como mantê-las informadas sobre todas as etapas deste.